top of page

EIXO 1

Processo de Trabalho no cotidiano dos serviços: experiências no território para a construção da rede de cuidados.

 

O eixo aborda as questões do processo de trabalho em saúde mental, com ênfase no cuidado integral ao usuário e atuação da equipe multiprofissional na perspectiva intra e intersetorial junto às comunidades, considerando a subjetividade do sujeito e aspectos da coletividade no território. Ferramentas do processo de trabalho merecem destaque, tais como: Projeto Terapêutico Singular, Apoio Matricial, Genograma e Ecomapa, usuário e família/cuidadores como protagonistas no processo do cuidar, gestão compartilhada, outras. 

EIXO 2

Arte e cultura na desconstrução da loucura.

 

O eixo busca na arte e cultura ferramentas potenciais no cuidado em saúde mental e para desconstrução de conceitos e pré-conceitos relacionados à loucura. Sugere a troca de experiências de estratégias culturais, geração de renda, e outras, bem como a problematização dos avanços e desafios nas e interlocução e interrelações da saúde mental com a arte e cultura dentro de uma perspectiva regional. 

EIXO 3

Mobilização e protagonismo social. 

 

Compreendendo a mobilização/participação social como um dos princípios do SUS e com papel fundamental na conquista dos novos arranjos da saúde pública no país, o eixo sugere a troca de experiências de usuários, familiares, trabalhadores de saúde, comunidade e meio acadêmico quanto ao tema, nas regiões de saúde, sobretudo no que diz respeito à reforma psiquiátrica e luta antimanicomial. 

EIXO 4

Medicalização do cuidado na saúde mental.

 

A medicalização é um processo social surgido com o advento da medicina moderna e que hoje encontra-se profundamente arraigado nas concepções e práticas em todos os níveis de atenção a saúde. Contudo, o eixo pretende refletir sobre o processo de medicalização do cuidado em saúde mental, a fim de estruturar o cuidado na lógica desmedicalizante e interdisciplinar.

 

 

 

EIXOS.

EIXO 5

Saúde mental na Infância e Adolescência. 

 

O eixo versa a troca de experiências de cuidado em saúde mental na infância e adolescência, sobretudo em espaço promoção de saúde, considerando a interface com os atores intersetoriais deste cuidado (escola, família, esporte, cultura, lazer, justiça, outros).

EIXO 6

Redução de danos: paradigma e estratégia de cuidado.

 

O eixo sugere discussão a cerca da redução de danos como estratégia de cuidado e postura ética-profissional na atenção a indivíduos em uso prejudicial de álcool e outras drogas (lícitas e ilícitas), considerando o protagonismo e co-responsabilidade daquele que está sendo cuidado. 

bottom of page